« Página inicial | PEZ para os ouvidos » | MacWorld - Steve Jobs contra-ataca » | Google PC adiado » | Começou o gadgeto circo » | Até debaixo de água » | Chinelas autocolantes » | 50 anos, 50 gadgets » | Teclado mole » | Estalou o verniz » | Sai um sushi! » 

segunda-feira, janeiro 16, 2006 

As novidades de Jobs


Novidade 1: Quando comprar os novos computadores Mac vai encontrar um autocolante a dizer "Intel Inside". Steve Jobs, o patrão da Apple, fez questão de concretizar "o casamento" (anunciado no ano passado) da Mac com a Intel na MacWorld, que decorreu em S. Francisco (EUA). O objectivo é dar aos computadores da Apple melhores performances em termos de desempenho. As máquinas vão ser apetrechadas com os novos microprocessadores Core Duo da Intel, que combina dois processadores apenas num chip. O resultado é mais velocidade e menos consumo de energia.

Novidade 2: Já era possível ouvir rádio no iPod, mas agora parece que vai ser mais fácil fazê-lo com o iPod Radio Remote, o novo gadget acessório do leitor digital mais vendido em todo mundo. Para além de encontrar estações de rádio FM, o novo controlo remoto pode seleccionar as faixas e ajustar o volume do iPod. Uma vantagem enorme para quando o leitor está arrumado num bolso ou numa mochila. Quando o dispositivo é ligado, aparece no ecrã do iPod a imagem de um sintonizador com a frequência e informação sobre as estações que transmitem com Radio Data System (RDS). O iPod Radio Remote, que já está à venda, vem com fones e custa 49 dólares (cerca de 40 euros).

Novidade 3: Acabaram os portáteis PowerBook. Vão começar os portáteis MacBook Pro. A promessa da Apple é a de que serão quatro a cinco vezes mais rápidos. Os novos portáteis vão ser equipados com processadores de 1.67 (80 GB de memória de disco) ou 1.83 GHz (100 GB). Os MacBook Pro terão também uma câmara vídeo incorporada no corpo do ecrã, tal como os iMac G5. A marca já aceita reservas, mas as novas máquinas só deverão chegar às lojas em Fevereiro. Os preços começam nos 1999 dólares (cerca de 1600 euros).

Novidade 4: O sistema operativo OS X foi renovado e já está na versão 10.4.4. No campo do software de edição de imagem foi apresentado o Aperture, especialmente vocacionado para fotógrafos que utilizam o suporte digital. "O Aperture está para os fotógrafos digitais como o Final Cut Pro está para os realizadores digitais", disse Jobs. Ainda no campo do software foi apresentada a nova suite de edição multimédia iLife. O pacote inclui as ferramentas iPhoto (edição de imagens), iMovie (edição de vídeo), iDVD (gravação de DVD), GarageBand (edição de música), iWeb (construção de páginas web) e, claro, permite uma ligação ao iPod. Uma das variantes da ferramenta iPhoto que Steve Jobs anunciou com mais entusiasmo é o Photocasting, ou o Podcasting das fotografias, como o patrão da Apple lhe chamou. A ideia parece simples: se havia podcastings para o som e videocastings para o vídeo por que é que não havia fotocastings para as fotografias? "Queremos toda a gente a partilhar fotografias na Internet", disse Jobs.

Novidade 5: A linha iMac também vai ser renovada com os novos processadores da Intel. Jobs prometeu uma velocidade duas vezes superior aos processadores G5 fabricados pela IBM, que equipavam as máquinas da Apple até agora. Os preços e design dos iMac (renovado recentemente) vão manter-se.

Os números Apple:
- 135 lojas Apple
- 26 milhões de visitantes nos últimos 3 meses de 2005
- vendas de 1000 milhões de dólares nas lojas Apple nos últimos 3 meses de 2005
- vendas de 5700 milhões de dólares da Apple nos últimos 3 meses de 2005

Os números iPod:
- 14 milhões de iPod vendidos no último mês de 2005 (4,5 milhões em 2004)
- 42 milhões de iPod vendidos
- 32 milhões de iPod vendidos só em 2005
- 850 milhões de músicas vendidas no iTunes (uma média de 3 milhões de músicas por dia)

Clique aqui para ver a apresentação de Steve Jobs na Macworld

Não percebo a politica da apple em relação a certas coisas. Tenho um iPod photo, de 30Gb, comprado há menos de um ano. Já comprei vários acessórios. Fiquei contente com a perspectiva de poder ouvir rádio FM com um novo acessório. Infelizmente este novo acessório só suporta os iPod video e o novo iPod nano... Porquê? Má aposta da apple... :(

Isto não é verdade. Ou melhor a "novidade 1" é falsa: a Apple fez questão em deixar claro que NÃO VAI haver nenhum autocolante a dizer Intel Inside!

Enviar um comentário