terça-feira, janeiro 31, 2006 

Chapéus há muitos


Para proteger da chuva ou de olhares curiosos, um casal de namorados beijoqueiros, o chapéu-de-chuva duplo é o objecto ideal para duas pessoas que não se querem molhar e não se importam de conviver no mesmo metro quadrado. Feito cem por cento em poliéster este dois em um pesa metade de dois chapéus de chuva e abre automaticamente ao apertar de um botão. Que mais se pode querer para os dias de chuva (ou neve) que ainda se avizinham? Custa 28,79 euros e pode ser comprado aqui, online.

terça-feira, janeiro 24, 2006 

Transistor ecológico


Dar à manivela para obter energia parece ser uma forma arcaica de fazer um objecto funcionar. Mas para os que se preocupam com o ambiente esta é uma excelente solução para quem quer evitar as poluentes pilhas e baterias para ouvir música.
Bastam noventa segundos a fazer rodar o dínamo para que possamos ouvir os nossos locutores favoritos através das ondas hertzianas, AM ou FM, aproximadamente durante meia hora. Se precisarmos de alumiar o caminho à nossa frente, o Wind Up Radio também tem uma lanterna incorporada que é alimentada da mesma maneira.
Se a sua preocupação não é o ambiente, em alternativa ao dar à corda, pode usar duas pilhas AAA.
Custa 33,88 euros e está à venda aqui.

segunda-feira, janeiro 16, 2006 

As novidades de Jobs


Novidade 1: Quando comprar os novos computadores Mac vai encontrar um autocolante a dizer "Intel Inside". Steve Jobs, o patrão da Apple, fez questão de concretizar "o casamento" (anunciado no ano passado) da Mac com a Intel na MacWorld, que decorreu em S. Francisco (EUA). O objectivo é dar aos computadores da Apple melhores performances em termos de desempenho. As máquinas vão ser apetrechadas com os novos microprocessadores Core Duo da Intel, que combina dois processadores apenas num chip. O resultado é mais velocidade e menos consumo de energia.

Novidade 2: Já era possível ouvir rádio no iPod, mas agora parece que vai ser mais fácil fazê-lo com o iPod Radio Remote, o novo gadget acessório do leitor digital mais vendido em todo mundo. Para além de encontrar estações de rádio FM, o novo controlo remoto pode seleccionar as faixas e ajustar o volume do iPod. Uma vantagem enorme para quando o leitor está arrumado num bolso ou numa mochila. Quando o dispositivo é ligado, aparece no ecrã do iPod a imagem de um sintonizador com a frequência e informação sobre as estações que transmitem com Radio Data System (RDS). O iPod Radio Remote, que já está à venda, vem com fones e custa 49 dólares (cerca de 40 euros).

Novidade 3: Acabaram os portáteis PowerBook. Vão começar os portáteis MacBook Pro. A promessa da Apple é a de que serão quatro a cinco vezes mais rápidos. Os novos portáteis vão ser equipados com processadores de 1.67 (80 GB de memória de disco) ou 1.83 GHz (100 GB). Os MacBook Pro terão também uma câmara vídeo incorporada no corpo do ecrã, tal como os iMac G5. A marca já aceita reservas, mas as novas máquinas só deverão chegar às lojas em Fevereiro. Os preços começam nos 1999 dólares (cerca de 1600 euros).

Novidade 4: O sistema operativo OS X foi renovado e já está na versão 10.4.4. No campo do software de edição de imagem foi apresentado o Aperture, especialmente vocacionado para fotógrafos que utilizam o suporte digital. "O Aperture está para os fotógrafos digitais como o Final Cut Pro está para os realizadores digitais", disse Jobs. Ainda no campo do software foi apresentada a nova suite de edição multimédia iLife. O pacote inclui as ferramentas iPhoto (edição de imagens), iMovie (edição de vídeo), iDVD (gravação de DVD), GarageBand (edição de música), iWeb (construção de páginas web) e, claro, permite uma ligação ao iPod. Uma das variantes da ferramenta iPhoto que Steve Jobs anunciou com mais entusiasmo é o Photocasting, ou o Podcasting das fotografias, como o patrão da Apple lhe chamou. A ideia parece simples: se havia podcastings para o som e videocastings para o vídeo por que é que não havia fotocastings para as fotografias? "Queremos toda a gente a partilhar fotografias na Internet", disse Jobs.

Novidade 5: A linha iMac também vai ser renovada com os novos processadores da Intel. Jobs prometeu uma velocidade duas vezes superior aos processadores G5 fabricados pela IBM, que equipavam as máquinas da Apple até agora. Os preços e design dos iMac (renovado recentemente) vão manter-se.

Os números Apple:
- 135 lojas Apple
- 26 milhões de visitantes nos últimos 3 meses de 2005
- vendas de 1000 milhões de dólares nas lojas Apple nos últimos 3 meses de 2005
- vendas de 5700 milhões de dólares da Apple nos últimos 3 meses de 2005

Os números iPod:
- 14 milhões de iPod vendidos no último mês de 2005 (4,5 milhões em 2004)
- 42 milhões de iPod vendidos
- 32 milhões de iPod vendidos só em 2005
- 850 milhões de músicas vendidas no iTunes (uma média de 3 milhões de músicas por dia)

Clique aqui para ver a apresentação de Steve Jobs na Macworld

terça-feira, janeiro 10, 2006 

PEZ para os ouvidos


Lembra-se de alimentar o seu carregador de PEZ com um novo cartucho? A famosa marca das pequeninas guloseimas rectangulares, que se popularizou nos anos 60 e faz parte do imaginário infantil de várias gerações, adaptou-se aos novos tempos e decidiu lançar uma edição limitada de novos carregadores. Mas desta vez com o espaço dedicado aos rebuçados substituído por uma memória de 512mb, para poder receber ficheiros MP3, WMA e outro tipo de dados.

Além da compatibilidade com os sistemas operativos Windows 98, ME, 2000 e XP, possui uma ligação USB 2.0 e não necessita de qualquer software especial para poder ser utilizado.

Se estiver mesmo interessado em ter uns dos 1500 que fazem parte da primeira edição terá de desembolsar 99,99 dólares (cerca de 82 euros).

 

MacWorld - Steve Jobs contra-ataca


Os fiéis da Apple já roem as unhas. Começa hoje sem São Francisco (EUA) a MacWorld, a feira anual onde a empresa de Steve Jobs revela as suas mais recentes apostas de hardware e software. A expectativa da edição deste ano gira à volta da resposta do patrão da Apple aos acordos entre os gigantes da informática e da Internet e os gigantes da produção de conteúdos anunciados na Feira Internacional de Electrónica de Consumo.
Os analistas do sector antecipam a apresentaçãode um computador portátil Mac com chips da Intel, que seja mais ágil a lidar com grandes quantidades de vídeos e música. Espera-se também que Jobs levante um pouco o véu do novo sistema operativo da marca, o Leopardo.

segunda-feira, janeiro 09, 2006 

Google PC adiado


Afinal os rumores acerca do Google PC não se confirmaram. Parece que ainda não é desta que a empresa que gere o mais popular e poderoso motor de pesquisa da Internet se vai lançar na aventura do "hardware". Na sexta-feira, Larry Page, um dos fundadores do Google, focou a sua intervenção no CES no novo Google Video e no Google Pack.

sexta-feira, janeiro 06, 2006 

Começou o gadgeto circo


Começou ontem em Las Vegas a
Feira Internacional de Electrónica de Consumo (CES, na sigla em inglês), considerada uma das maiores montras das novidades tecnológicas. A edição deste ano do “Woodstock digital”, como lhe chamou Gary Shapiro, secretário-geral da Associação de Electrónica de Consumo, tem sido dominada pela expectativa em torno das novidades a anunciar pela empresa que controla o motor de pesquisa Google.
O discurso de Larry Page, um dos fundadores do Google, está agendado para hoje. Um dos rumores lançados pela edição de domingo do ”Los Angeles Times” é o de que a Google vai entrar no mercado do “hardware” com um novo conceito de máquinas, o Google PC, que permitam navegar na Internet e ao mesmo tempo sirvam de plataforma para vários tipos de entretenimento doméstico.
A confirmar-se o lançamento deste produto, a “guerra” da Google com a Microsoft promete agudizar-se, já que os novos PC da empresa de Larry Page e Sergei Brin utilizariam o sistema operativo de código aberto Linux.

quinta-feira, janeiro 05, 2006 

Até debaixo de água


Em que é que pensamos quando estamos no chuveiro? Em tudo. E, às vezes, lá surge uma ideia ou outra, eventualmente genial, que à falta de papel e caneta desaparece nas gotículas de vapor.
Escrever debaixo de água não é novidade. Mas, o sítio eTravelerGear.com, especializado em novidades tecnológicas para viajantes, lembrou-se, e bem, de mudar o papel e caneta dos mergulhadores para as paredes do chuveiro. Para que nada fique por escrever. Custa 15,99 dólares.

 

Chinelas autocolantes


Eu sei que ainda estamos no Inverno mas não resisto às saudades que já tenho do Verão e à vontade de andar descalço, tendência a que os portugueses aderiram nos últimos anos.
Não sei como se comportam na areia da praia mas as chinelas autocolantes, feitas em borracha, têm na parte superior (aquela que está em contacto com o pé) uma cola adesiva, lavável que adere à planta do pé.
Vamos deixar de ouvir o clac-clac do andar das pessoas na rua, mas talvez encontremos mais solas perdidas.
A duração da cola é de aproximadamente dois anos e também se podem usar com meias.