Steve Jobs exibe o iPhone (Paul Sakuma/AP) Sempre é o
iPhone, dirão os que acompanharam as especulações e palpites dos últimos meses. A Apple, empresa de tecnologias que tem nos leitores multimédia iPod e nos computadores Macintosh a sua bandeira, acaba de entrar na área das telecomunicações. O novo telemóvel junta as capacidades de um telefone às de um leitor multimédia portátil. Funciona com o sistema operativo MacOS X, serve para comunicar e para trazer no bolso as músicas, o e-mail, as fotos ou os vídeos preferidos.O anúncio foi feito anteontem, em São Francisco, nos EUA, onde decorre a Macworld, feira que a Apple organiza todos os anos para apresentar as suas novidades. Como de costume, a conferência de Steve Jobs, o director-geral da empresa, foi o ponto alto para os fãs da Apple.
O novo telefone vai estar disponível em Junho, nos EUA, em duas versões: uma com 8 gigabytes (GB) de capacidade de armazenamento, que custará 600 dólares, e outra com 4 GB, a cerca de 500 dólares. À Europa chegará no final do ano, e na Ásia só em 2008. Tem uma câmara fotográfica com 2 megapixels de resolução e um ecrã táctil com 8,8 centímetros de diagonal.
O iPhone pode também ser sincronizado com o computador para partilhar ficheiros. A ligação à Internet pode fazer-se através de redes Wi-Fi, sem fios. Integra ainda a tecnologia Bluetooth, que permite a ligação por radiofrequência a equipamentos que se encontrem próximos.
Isabel Gorjão Santos (PÚBLICO, 10-01-2007)
Veja aqui o
vídeo da apresentação de Steve Jobs na Macworld.