« Página inicial | Cuidar da pele » | Quer ser despedido? » | Zune vs iPod » | Brilhante... » | Família VAIO a crescer » | FM3, o ecanto da caixa de música » | Plantinhas de estimação » | Emancipação » | Até debaixo de água » | Só para homens » 

quarta-feira, agosto 09, 2006 

Mac Pro junta-se à família Mac

John G. Mabanglo/EPA

A Apple anunciou uma nova gama de computadores para o mercado profissional, a Mac Pro, que virá equipada com processadores Xeon, da Intel, e irá substituir os Power Mac. O anúncio foi feito pelo principal responsável da empresa, Steve Jobs, durante a conferência anual de programadores da Apple, que está a decorrer em São Francisco, nos EUA.
Os novos computadores custarão cerca de 2500 dólares e, adiantou Philip Schiller, gestor de produto da Apple, serão cerca de duas vezes mais rápidos do que os modelos que vão substituir. Isto deve-se, entre outros aspectos, ao uso dos processadores duplos Xeon, com velocidades superiores a três gigahertz. A capacidade de armazenamento começará nos 250 gigabytes e, adiantou Schiller, as novas máquinas "irão acabar com o mito de que os computadores da Apple são mais caros."
Steve Jobs adiantou, por outro lado, novidades relativas à nova versão do sistema operativo da Apple, o Mac OS X, cujo nome, Leopard, foi revelado no ano passado. Mostrou algumas das funcionalidades do novo sistema operativo e prometeu novos detalhes para o lançamento, na Primavera de 2007. "Não queremos que os nossos amigos em Redmond [onde é a sede da Microsoft] liguem já as fotocopiadoras", adiantou.
Foi Scott Forestal, vice-presidente da Apple para a área das plataformas, quem adiantou que uma das novas funcionalidades será a time machine, ferramenta que permitirá aos utilizadores fazer back ups do sistema e recuperar dados mais facilmente. "Se o disco rígido morrer, pode comprar-se um novo e arrancar com a máquina do ponto onde estava."Outra novidade é o Front Row, software que permitirá aceder a conteúdos multimedia - como música e filmes - a partir de uma interface única e que será mais agradável para usar, por exemplo, nas salas de estar. Para além disso, o Leopard integrará ferramentas para facilitar a conversação em tempo real através da Internet, a que Jobs chamou iChat.
O Leopard irá então substituir a última versão do Mac OS X, que também tem nome de felino (chama-se Tiger) e foi lançada em Abril de 2005.
Na edição do ano passado da conferência de programadores, Steve Jobs anunciou que os computadores da Apple iriam também usar processadores da Intel, tal como acontece há 25 anos com os PC. (Isabel Gorjão Santos)