« Página inicial | Teclas com vista » | Pink é a cor do jogo » | Tamanho mínimo » | Degrau alto » | Bateria de Viagem » | Mini outra vez na moda » | Companheiro de passeio » | Domésticos e originais » | Telemóvel bebé » | iPod`s bem guardados » 

quarta-feira, novembro 15, 2006 

Chegou o Zune


Chega hoje às lojas americanas mais uma alternativa para os presentes de Natal: o Zune, o leitor MP3 da Microsoft por 249 doláres (196 euros). Com o desafio de competir com o líder de mercado iPod da Apple, apresenta como “trunfo” um sistema sem fios de partilha de ficheiros.
O Zune-to-Zune Wireless é um sistema de comunicação sem fios entre utilizadores que permite a troca de ficheiros para um Zune que esteja nas imediações. Mas os ficheiros áudio partilhados apenas poderão ser escutados, pelo receptor, três vezes num período até três dias. No fim deste prazo, o utilizador poderá adquirir as músicas através da loja online ZuneMarketplace.
Com o ZuneMarketplace será possível comprar faixas individualmente, através de uma assinatura mensal de 15 dólares (cerca de 12 euros) ou através do sistema Microsoft Points (um cartão recarregável em que cada música equivale a 79 pontos). Para já, não estarão disponíveis vídeos ou jogos, uma desvantagem em relação à iTunes, a loja online da Apple.
O Zune tem um disco de 30GB (pode armazenar até 7500 músicas, 25.000 fotografias ou 100 horas de vídeos), pesa perto de 300 gramas e o ecrã é de 3 polegadas (7,6 centímetros). Tem incorporado um sintonizador de rádio FM e a bateria dura 14 horas a ouvir música (13 horas com o sistema WiFi ligado). O software permite a transferência de ficheiros áudio WMA, MP3 e AAC não protegidos, bem como fotos JPEG, e vídeos WMV, MPEG-4 e H.264. Fabricados pela Toshiba, os modelos de lançamento contam apenas com três cores: preto, branco e castanho.
A Europa ainda vai ter de esperar. O Zune só deverá chegar em finais de 2007.
Maria Pedro Serrador

Zune vs iPod
Zune
30 GB de disco
250 dólares (195 euros, embora ainda não se saiba o preço na Europa)
Ecrã de 3 polegadas (7,6 centímetros)
Cerca de 14 horas de autonomia
O Zune Marketplace tem um catálogo com 2 milhões de canções
Tem sintonizador de rádio e pode comunicar com outros Zune através de rede sem fios

iPod
30 GB de disco (embora haja de 80 GB)
249 dólares (está por 290 euros em lojas portuguesas)
Ecrã de 2,5 polegadas (6,35 centímetros)
Cerca de 14 horas de autonomia
iTunes tem 3,5 milhões de canções

convém n esquecer o zen vision m, que bate o ipod aos pontos. tem autonomia de 14 euros, tem um ecrã com alta definição, dá para ligar à tv, tem rádio - com possibilidade de gravar rádio - tem gravador de voz, até dez horas, pode receber transferencias de musica e ficheiros em qualquer computador sem necessidade de instalar software (copiar e colar) e além da versão de 30 gigas saiu uma de 60... ah, e é mais barato do que o ipod

Enviar um comentário