« Página inicial | Tomada transformer » | Mini, mini, mini… PC! » | PlayStation 3 só no Outono » | Samsung e Intel levantam o véu do Origami » | Teclados inexistentes » | Mais novidades da Apple » | Os melhores » | Para cima, para baixo » | Filmar melhor » | Telemóveis invadem Barcelona » 

sexta-feira, março 31, 2006 

DVD: guerra de formatos


A guerra de formatos DVD de alta definição já está aberta há muito tempo. Hoje começou mais uma batalha: o gigante de electrónica Toshiba lançou no Japão os primeiros leitores para o formato HD-DVD. Ou seja, mais um passo na guerra aberta que se adivinha com o formato concorrente Blu-Ray, desenvolvido pela Sony. Esta contenda faz lembrar a divisão que se criou nos anos 80 com os formatos VHS e Betamax.
Os primeiros leitores da nova geração da Toshiba vão ser comercializados no arquipélago pelo preço de 110 mil ienes (770 euros). Depois do Japão, os aparelhos vão ser lançados nos Estados Unidos durante o mês de Abril. Até ao fim do ano, devem ficar disponíveis no mercado japonês cerca de 200 títulos de HD-DVD. Os primeiros filmes devem ser lançados em meados do mês de Abril. Até que a oferta de títulos comece a responder em pleno às exigências do mercado, os consumidores podem ir vendo os DVD de formato clássico nos novos leitores.
O HD-DVD, desenvolvido pela NEC e pela Toshiba, está em concorrência com o formato Blu-Ray Disc, inventado pela Sony e apoiado pela Matsushita (Panasonic) e Sharp, para se impor como o modelo “standard” de edição de filmes de DVD de alta definição.
O formato Blu-Ray tem mais capacidade de armazenamento que o seu concorrente HD-DVD, mas, em contrapartida, sai mais caro das linhas de montagem.
Os analistas acreditam que o formato da Sony tem mais hipóteses de se impor perante o seu concorrente directo, tendo em conta que a tecnologia Blu-Ray equipa a anunciada consola de jogos e vídeo Playstation 3, cujo lançamento está agendado para Novembro. Mas, o grande rival da Sony no mercado de consolas de jogos, o gigante norte-americano Microsoft, apoia o formato HD-DVD. Apesar de também estarem muito divididos, os estúdios cinematográficos de Hollywood terão um papel decisivo na escolha do formato de alta definição do futuro. Aguardemos pela próxima batalha.

Guerra de formatos que não serve para nada no ponto de vista do consumidor. Em vez de negociarem e todos ganham vamos ver o que vai der. Faz lembrar o MiniDisc que a Sony lançou. Tudo muito engraçado mas depois veio o pior foi um formato que não vingou apesar de eu ser um "heavy user" desta tecnologia. Por outro lado isto vai ainda demorar a implantar-se na Europa. A Playstation 3 ainda não está no mercado e só depois é que poderemos avaliar com mais segurança qual destes formatos vai vingar. Por enquanto só quem tem a carteira recheada e seja mesmo louco por tecnologia é que vai comprar

Enviar um comentário