O sol quando nasce é para todos
À parafernália de objectos electrónicos que vão enchendo os bolsos dos nossos casacos e as divisórias das nossas mochilas, juntam-se os respectivos transformadores, verdadeiros pesos pesados da indústria da portabilidade. Felizmente, parece que as células foto voltaicas começam a dar passos largos em direcção à ubiquidade.
A O’Neill, uma marca conhecida pelos produtos inovadores em desportos de prancha como o surf e o snowboard, lançou este ano o saco solar H2. Uma mochila com painéis solares embutidos à frente e uma bateria recarregável, alimentada pelo sol, dentro. Para além de poder carregar o telemóvel e um iPod, foi especialmente concebida para os felizes possuidores deste leitor de mp3, já que controlar o aparelho é feito através de um painel acessível numa da alças. Tem um adaptador USB para telemóvel, bluetooth, um microfone e uma entrada para auscultadores. Resistente e ergonómica, com zippers à prova de água, é perfeita para o desportista mais exigente.
Os Juicebags são uma alternativa com um design mais urbano e prometem alimentar iPods, GPSs, PDAs, telemóveis, consolas portáteis, pilhas recarregáveis e quase todos os aparelhos electrónicos de 12 volts apenas com a luz do sol e um adaptador de ficha de isqueiro de carro, consoante o aparelho necessitado. Não tem bateria, que se pode comprar à parte, e afirmam que foi testada com sucesso no Reino Unido.
Com preços e características diferentes existem também as fantásticas mochilas da Voltaic Systems e o saco a tiracolo da Eclipse.
Quase todas estas mochilas solares têm um compartimento almofadado para transportar um computador portátil mas nenhuma delas vem preparada para o alimentar. Para isso algumas marcas prevêem comercializar baterias com maior capacidade que poderão ser adicionadas posteriormente.
Com preços que variam entre os 110 euros da Eclipse até aos 293 euros dos Juicebags, sem despesas de envio incluídas, se mandados vir pela net, qualquer destes sacos de transporte é a companhia ideal para quem costuma passar algumas horas ao ar livre e não consegue, ou não pode, deixar os brinquedos em casa.